Composição fotográfica. Pensando antes do clique!
Compartilhe
A composição fotográfica é como um fotógrafo organiza os elementos visuais no enquadramento. Ela deve ser uma organização agradável dos objetos dentro do seu retângulo. É fundamental que ela seja pensada antes do clique e reflita o olhar criativo do fotógrafo.
Existem várias técnicas que podem ser usadas para criar uma composição fotográfica mais equilibrada e visualmente agradável.
Uma dessas técnicas é a Regra Áurea, também conhecida como Proporção Áurea. Essa regra é baseada em um conceito antigo de proporções que pode ser visto em toda a sua volta e em muitas coisas da natureza. A Proporção Áurea é um número irracional representado pela aproximação 1,618. Quando os temas das composições artísticas são divididos de acordo com estas proporções, diz-se que a obra é mais agradável estéticamente.
Outra técnica importante é a Regra dos Terços. Essa regra é uma maneira de dividir quadros para ter a composição ideal. Esse processo envolve dividir o quadro em duas linhas de grade horizontais e verticais com o mesmo espaço, criando uma grade de três por três. Para criar equilíbrio e fluidez na imagem, elementos de composição devem ser colocados onde estas linhas da grade se encontram. Essa técnica também é interessante para alinhar a linha do horizonte tornando assim a imagem mais agradável sob o ponto de vista visual.
A Regra das Metades é outra técnica que pode ser usada na composição fotográfica. Essa regra simplesmente divide o quadro no meio e tem como objetivo criar um contraste nítido que realça o objeto principal da imagem. Por exemplo, se você estiver fotografando um retrato de uma pessoa, pode usar a Regra das Metades para dividir a imagem em duas partes iguais e colocar o rosto da pessoa no centro da imagem.
O Ponto de Fuga é outro elemento importante na composição fotográfica. Ele se refere ao ponto no horizonte onde as linhas retas convergem. O uso de linhas retas e diagonais pode ajudar a guiar o olhar do espectador para o ponto de fuga e criar uma sensação de profundidade na imagem.
Uso de Camadas é uma técnica de composição fotográfica que permite que você trabalhe com diferentes elementos de uma imagem e em planos diferentes, ou seja, primeiro plano, o assunto e o fundo. Essa técnica direciona a atenção do espectador enquanto ele olha para um elemento e pula para o próximo além de adicionar profundidade e dimensão à imagem. Adicione um elemento no primeiro plano focando apenas no assunto que é o protagonista da foto e você criará um belo efeito de perspectiva visual em sua foto.
A escolha de um bom fundo faz toda a diferença, pois o contraste do objeto em relação ao fundo também é muito importante na excelência de uma composição fotográfica. Escolher um fundo que complemente o objeto principal da foto e não o ofusque faz toda a diferença. Então, a partir da leitura desse Blog não olhe mais só pra quem ou o quê você vai fotografar, mas fique atento ao fundo, pois ele tem o poder de elevar ou baixar o nível da qualidade de sua composição fotográfica.
Por fim, em composição fotográfica é importante ter uma prévia definição do que você quer passar de mensagem na sua foto. Definir protagonista(s) e elementos coadjuvantes harmonizados, bem como aplicar a técnica adequada para a ocasião certamente lhe trará um resultado equilibrado, harmonioso e porque não dizer encantador.
Fica a dica!
MÁRCIO EVERSON - Photography