Velocidade do Obturador e suas possibilidades!
Compartilhe
A velocidade do obturador, um dos três pilares da fotografia, é definida em frações de segundos como 1/40, 1/60, 1/500, 1/2500 entre outras. Ela corresponde à quantidade de tempo que o obturador fica aberto para tirar uma fotografia. O obturador da câmera é uma espécie de cortina, uma lâmina que faz parte da estrutura da câmera, e que protege o sensor dela da luz.
Sua velocidade regulada para rápida cria uma exposição mais curta (a quantidade de luz que a câmera absorve), e uma velocidade do obturador lenta dá ao fotógrafo uma exposição mais longa. Quanto maior for a velocidade do obturador, maior capacidade de congelar um objeto mesmo que ele esteja se movimentando rápido, e quanto menor for a velocidade do obturador, maior chance de o objeto ficar tremido ou com rastros na foto dando um efeito de movimento.
O obturador pode ser usado para criar efeitos interessantes nas fotografias, como Panning, LightPainting, Congelamento e Time Lapse. Todos esses efeitos são realizados controlando a velocidade do obturador para cada tipo de ação ou cena da imagem a ser fotografada.
Ajustar corretamente a velocidade do obturador é crucial para não perder o momento, especialmente com objetos em movimento rápido. E não se esqueça que em velocidades muito lentas será necessário o uso de um tripé ou apoiar sua câmera em um lugar para evitar que sua foto saia totalmente borrada.
Fica a dica!
MÁRCIO EVERSON - Photography