Abertura do Diafragma e seus efeitos!
Compartilhe
O diafragma é um componente importante da câmera fotográfica, ele é o responsável por controlar a quantidade de luz que entra na lente/objetiva através da medida que se regula a sua abertura.
Responsável por um dos pilares da fotografia, conforme abordado aqui em nosso post "Os três Pilares da Fotografia, quais são e para que servem?", o diafragma é composto por uma série de lâminas que se abrem ou fecham em diferentes níveis de abertura, medidos em valores de f/stop tais como f/2.8, f/4, f/5.6, f/8, f/11, f/16, f/22.
Importante entender que para cada aumento subsequente do número dos f/stop, citados acima, haverá redução de luz pela metade que alcançará o sensor da câmera fotográfica. Cito como exemplo, a regulagem de f/2.8 para f/4 ou de f/8 para f/11. Já quando regulamos esse f/stop de forma a diminuir sua numeração para o valor subsequente teremos o dobro da quantidade de luz que passará pela lente. Como exemplo, de f/4 para f/2.8 ou de f/11 para f/8.
Como podemos notar a relação do número do f/stop com o tamanho da abertura é inversamente proporcional, ou seja, quanto maior for o número do f/stop menor será a abertura do diafragma, e, quanto menor for o número do f/stop maior será a abertura do diafragma.
Por fim, os diferentes valores de abertura do diafragma também geram diferentes efeitos de profundidade de campo e consequente aparência de foco. Diafragmas mais fechados tendem a proporcionar maior profundidade de campo, ou seja, todos os planos ficaram mais nítidos na foto, enquanto diagramas mais abertos tendem a fazer o tema protagonista da foto ficar mais nítido (em foco) e o plano de fundo desfocado. Essa relação é inversamente proporcional, ou seja, quanto maior for o número do f/stop menor você terá o efeito de desfoque do fundo em sua foto; e quanto menor for o f/stop maior o efeito de desfoque do fundo você terá em sua foto.
Fica a dica!
MÁRCIO EVERSON - Photography