Olá, inaugurando meu blog irei abordar, de forma bem sucinta, sobre os três pilares da fotografia e para que servem. Se você entender bem como funciona essas três configurações existentes nas câmeras fotográficas eu garanto a você que suas fotos serão incríveis.
Os três pilares da fotografia são: Abertura, Velocidade do Obturador e ISO. Essas configurações da câmera devem trabalhar de forma harmonica entre si para garantir o resultado que você deseja conjugado a uma exposição adequada a ele.
A Abertura é o tamanho da abertura na lente que controla a quantidade de luz que entra na lente. A abertura é medida usando f/stop e pode ser ajustada alterando o número f/nº. Uma grande abertura é indicada por um pequeno número f (ex: f/2.8) e permite que mais luz passe pela lente. Uma pequena abertura corresponde a um grande número f (ex: f/16) e permite que menos luz passe pela lente. O tamanho da abertura também ajuda a controlar a profundidade de campo, ou seja, de quão nítido ficará o plano de fundo. Uma pequena abertura (grande número f/nº) cria uma grande profundidade de campo, o que significa uma imagem geralmente mais nítida no primeiro plano e no fundo dando a impressão que tudo está em foco. Já uma grande abertura (pequeno número f/nº) cria uma profundidade de campo rasa/pequena, que significa uma imagem na qual o assunto da está nítido e o fundo esta desfocado.
A Velocidade do Obturador é a quantidade de tempo que o obturador da câmera permanece aberto ao tirar uma foto. A velocidade do obturador é medida em segundos e exibida em frações de segundo, por exemplo, 1/4s, 1/60s, 1/250s, 1/500s etc. O tempo que o obturador fica aberto ao tirar uma foto determina a quantidade de tempo que o sensor da câmera fica exposto à luz. Quanto mais tempo o obturador permanecer aberto, mais luz poderá passar para o sensor da câmera e vice-versa. Ajuste a velocidade do obturador dependendo do efeito que você queira que a imagem tenha. Por exemplo, para congelar o movimento de um assunto em movimento, selecione uma velocidade rápida do obturador, por exemplo 1/1000s. Velocidades rápidas do obturador são uma boa idéia para fotografar eventos esportivos, apresentações que tenham movimentos rápidos, vida selvagem e etc. Nesses casos a condição de bastante luz do ambiente ou o uso de flash são importantes para garantir o resultado pretendido. Em contrapartida use velocidades lentas do obturador para fotografar fogos de artifício, efeito de véu em quedas de águas, efeito de sensação de movimento e etc. Importante frisar que, caso a velocidade do obturador seja bem lenta o uso de um tripé ou apoiar a câmera em uma mesa ou algo do tipo é fundamental para sua foto ter o efeito satisfatório e não ficar toda "borrada".
O ISO é a medida da sensibilidade da câmera à luz. A sensibilidade ISO controla a quantidade de luz necessária para o sensor de imagem atingir uma certa exposição. O ISO é indicado numericamente e na maioria das câmeras de uso popular ele vai de ISO 100 representando baixa sensibilidade a ISO 6400 representando alta sensibilidade. A sensibilidade à luz diminui à medida que o número ISO diminui e vice-versa. Use ISO baixo em situações de muita luminosidade, como por exemplo nos dias ensolarados e ISO alto em ambientes de pouca luz. Importante ter atenção no fato que quanto maior for o ISO maior teremos ruídos na imagem.
Fica a dica!
MÁRCIO EVERSON - Photography