A direção da luz
Compartilhe
Luz frontal ou Paramount
A luz frontal é ótima para mostrar as cores das roupas e tambem mostrar bem o rosto da pessoa sem sombras. É usada em fotos de documentos, mas não é tão boa para mostrar volume e textura, pois ela deixa a imagem bem bidimensional. É chamada de Paramount porque a produtora de cinema usava muito esse tipo de iluminação.
Luz lateral
A luz lateral ilumina só metade do rosto e mostra bem a textura. É muito usada em nu artístico e pode dar um ar dramática em retratos. Se não for bem colocada, pode gerar uma sensação incômoda.
Luz de três quartos ou luz de 45°
A luz de três quartos é perfeita para retratos clássicos. Quando a sombra do nariz chega até o lábio, é chamada de Rembrandt, por causa do pintor que simulava essa iluminação em suas obras. Quando a sombra do nariz não chega até o lábio, é chamada de iluminação de laço. Essa luz mostra volume e textura e preserva o aspecto natural das pessoas.
Luz de kicker ou de recorte
As luzes de kicker ou recorte são usadas para criar efeitos, não para iluminar. Elas recortam a pessoa, definindo o contorno. Geralmente ficam posionadas na lateral da retaguarda da pessoa.
Luz de três quartos (45º) + kicker
É comum combinar uma luz de três quartos com um kicker no lado oposto para gerar uma iluminação completa e agradável. Direcionar o rosto para a luz principal gera uma iluminação que cobre todo o rosto e enfatiza o brilho do cabelo. Mudar a inclinação da cabeça muda o efeito da iluminação.
Contraluz
A contraluz fica atrás do modelo e define o contorno. Pode gerar uma aura mística e é chamada por alguns fotógrafos de “luz de halo”. A medição dela é diferente da luz que simplesmente ilumina. Combiná-la com a Luz de três quartos também traz um belíssimo resultado.
Luz zenital
É a luz que estamos mais acostumados a ver, como as lâmpadas no teto e a luz do sol. Luzes acima do eixo ótico da câmera, ou seja, vem de cima. Elas são mais naturais e agradáveis, mas uma luz zenital muito concentrada pode gerar sombras pronunciadas. Em moda, é usada para destacar o caimento da roupa e gerar brilho no cabelo.
Luz negativa
A luz negativa é incômoda e sinistra, talvez porque não é comum na nossa vida cotidiana por vir debaixo pra cima. Ela pode ser usada para para dar um ar malvado e sinistro ao rosto de uma pessoa. É a luz que vemos quando estamos ao redor de uma fogueira.
Conclusão
Degustar um vinho é tipo uma arte, sabia? O provador tem que analisar a cor, o aroma e o sabor. Cada qualidade é analisada separadamente e juntas formam um conjunto que torna cada vinho único. Nós, que usamos a luz, podemos modelar suas qualidades para gerar a iluminação que queremos. É importante analisar a intensidade, qualidade, cobertura, cor e direção separadamente, mas ao construir um esquema, cada qualidade se relaciona com as outras de forma particular. Precisamos ter um pensamento geral para perceber tudo como um todo. O importante é saber o que queremos e usar os elementos e suas possíveis combinações que estiverem ao nosso alcance para alcançarmos o resultado desejado.
Fica dica!
MÁRCIO EVERSON - Photography